terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rio 2016

O título desse post é auto explicativo. Falaremos hoje sobre os Jogos Olímpicos de 2016. As Olímpiadas, que para alguns, é o maior evento esportivo do mundo. Permitam-me discordar, porque a Copa do Mundo de Futebol vem primeiro, visto que é o esporte mais popular e praticado no mundo, sem contar os níveis de audiência, que são os maiores do esporte, seguidos pelo Super Bowl (a final do futebol americano). Portanto, eu diria que as Olímpiadas ficam com a medalha de bronze em nível esportivo. Mas, isso não vem ao caso.
Logicamente que os Jogos Olímpicos são dos maiores eventos esportivos do mundo, isso é inegável. Na sexta-feira, em Copenhaguen, será escolhida a sede dos Jogos de 2016. A disputa é acirrada entre Chicago, Tóquio, Madrid, e claro, Rio de Janeiro. Acredita-se que o Rio de Janeiro tem chances enormes de ganhar a disputa, e que a grande rival americana, seria a única ameaça. A festa está pronta. Está sendo montado um palco para um grande show em Copacabana, a cidade vive dias de ansiedade, a população mal consegue se conter aguardando a sexta chegar, todos ligados esperando uma resposta positiva do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Agora, vamos aos fatos. Vocês sabiam que o orçamento da cidade do Rio de Janeiro, chega a ser maior do que o orçamento destinado aos Jogos pelas cidades finalistas? A pretensão é de se gastar algo em torno de 50 bilhões de reais (na verdade são 48 bilhões, mas vamos arredondar para 50, afinal, o que são 2 bilhões a mais ou a menos?). Imagine o que seria feito com esse dinheiro. Vamos pensar em quantas escolas e hospitais poderiam ser construídos. Vamos pensar no quanto poderia ser investido em segurança pública, talvez um dos maiores problemas do Rio de Janeiro.
Sabem o que é pior? Ainda querem dizer que as Olímpiadas deixarão um legado eterno para a cidade. Cadê o legado do Pan-Americano? As arenas construídas para 2007 estão abandonadas. O que restou foi o Engenhão, que é usado pelo Botafogo. O transporte público continua um caos. A segurança pública continua na mesma. Os Jogos de 2007 passaram, e nada mudou por aqui. Talvez tenha mudado para os que ganharam muito dinheiro super-faturando as obras. Pouca gente enriqueceu e muita gente empobreceu. As contas até hoje não saíram.... Devem estar escondidas em alguma gaveta, para que o povo não descubra o quanto foi gasto na realidade....
Infelizmente, é isso o que deve acontecer com os Jogos de 2016, se o Rio de Janeiro ganhar a disputa. O orçamento inicial de 50 bilhões, deve ultrapassar os 100 bilhões no final, muita gente vai embolsar muito dinheiro, e o povo que pagará por isso, sem ao menos ver um resultado satisfatório.
Ainda querem usar as Olimpíadas para dizer que será um benefício para o Rio de Janeiro.... Cuidar do povo, não é favor, é DEVER dos governantes. Adoro essa cidade, tenho muita vontade de ver nosso querido Rio de Janeiro crescendo, sendo a verdadeira Cidade Maravilhosa, mas, com essa gente que está no comando, vocês que me desculpem, mas nessa sexta-feira, sou Chicago, Madrid e Tóquio desde criancinha!!!!

Nenhum comentário: