quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Entre o passado e o futuro

Gostaria de começar esse texto, indagando o porque da nossa infância, talvez a melhor fase de nossas vidas, passar tão rápido? Quando somos crianças, queremos que o tempo passe voando, para termos nossas liberdades, mandar na nossa própria vida, conquistar a tão sonhada independência. O irônico é que, quando chegamos na fase adulta, queremos retornar aos dias que nunca deveriam se esgotar. Uma época sem preocupações, onde somente queremos brincar, correr, pular, se divertir. Não precisamos trabalhar, pagar contas, ter complexos e medos que são típicos de adultos, esses seres chatos por natureza. Ou seja, nunca nos decidimos pelo que realmente queremos, e ficamos nesse joguinho de pingue-pongue, pra lá e pra cá, igual a brincadeira da batata assada.
Aliás, você ainda se lembra das brincadeiras de infância? Lembra de como a vida era colorida e divertida? Hoje eu lembrava de tanta coisa que ficou pra trás.... Antigamente eu tinha o Clube do Bolinha, que foi fundado na caçamba de um caminhão velho. Chegava da escola louco pra ver Jaspion, Jiban e Jiraya. Pokémon era febre. Queria todos os cards daquelas criaturinhas maravilhosas. Brincava de pique-pega, pique-esconde, jogava bola na rua, ficava até tarde na rua sem medo de nada, porque não havia o que temer.
E o que vemos hoje em dia? Crianças criadas cada vez mais dentro de suas casas, nos seus computadores, em um mundo que te obriga a ter um contato mais virtual do que real. Nada contra os computadores, até porque sou muito ligado em tecnologia, e uso bastante computador. Mas, foi um gosto adquirido com o tempo, o que me deu a oportunidade de aproveitar a minha infância, como toda criança merece.
Quando a criança não está na frente do computador, está largada na rua, perdendo sua inocência, perdendo uma fase que nunca mais voltará. Abusos, trabalho escravo, são algumas das brutalidades que são cometidas contra crianças no Brasil, e no mundo.

Pobres crianças do novo mundo.... Se não cuidarmos delas, quem irá????

Nenhum comentário: