domingo, 6 de setembro de 2009

Aos 45 de um tempo que não podemos mais perder!

Viva o futebol!
De fato,é algo que gosto muito.Mas, será que só conseguimos ter orgulho de ser brasileiro quando assistimos um jogo da nossa seleção?
Ontem, 5 de setembro de 2009,o Brasil entrou em campo para um jogo contra os seus maiores rivais: os argentinos.E sempre que se concretiza a vitória,não só a de ontem, como tantas outras,pode-se ouvir a canção:”Eu sou brasileiro com muito orgulho,com muito amor...” Com certeza várias pessoas cantaram essa música ontem.E em muitas outras partidas da seleção brasileira.
Entretanto, não lembramos dessa canção quando assistimos ao noticiário e sabemos dos altos índices de prostituição infantil no nosso país.Quando sabemos da vergonha que é a nossa saúde e segurança.Quando vemos tanto descaso pela educação.Quando sentimos na pele o terror do dia a dia nas grandes metrópoles.
Honestamente,não consigo assistir a um jogo do Brasil,me emocionar e deletar da minha mente todas essas outras questões.
Sim,existem muitos talentos no futebol.O Brasil é um celeiro de talentos,e não é só no futebol.Agora vamos refletir: quantos outros talentos não estão se perdendo na criminalidade? Quantos talentos se vão deste país por falta de oportunidade?Quantos talentos acabam morrendo por descaso e impunidade?E quantos talentos nem chegam a ser descobertos?
Enfim...
Talvez, no dia em que os brasileiros passarem a viver com dignidade,quando puderem dizer que sentem orgulho de serem brasileiros de uma forma geral,aí então, eu possa soltar o grito de gol preso em minha garganta. Mas desta vez,aliviado.

(Luana R. Martins)

Nenhum comentário: