sexta-feira, 25 de setembro de 2009

No escurinho do cinema.... (no escurinho, mesmo!)

Chega um certo momento, em que nos acostumamos com certas coisas. Por exemplo, eu já me acostumei com o fato de quase toda sexta-feira o dia escurecer mais cedo. Estamos no final da tarde, mas lá por volta das 16:00, tudo já estava escuro. Parece até um daqueles filmes medievais, quando um vilão chega e traz as trevas para o mundo. Tenho certeza que todos já viram algum filme mais ou menos nesse estilo.
Então, aproveitando que já estou falando de cinema, hoje é o dia da nossa famosa coluna, que sempre traz uma dica cultural totalmente excelente. Hoje não irei me prolongar muito, portanto, vamos ao filme!
PS: Estarei colocando também o nome do filme em inglês, caso alguém queira fazer uma pesquisa. Portanto, a partir de hoje, colocarei o nome original. Aproveitem!

- Beleza Americana (American Beauty)

Tá bom, eu sei. É um filme bem antigo, do ano de 1999. Mas, não quer dizer que todos já tenham assistido. Beleza Americana é um clássico. Após 10 anos de vida, ainda me emociono ao ver esse filme, que foi exatamente o que ocorreu ontem. Merecidamente ganhou 5 Oscars.
Essa obra de arte narra a vida suburbana da América, o famoso American Way of Life (Modo de vida americano). O publicitário quarentão Lester Burnham (Kevin Spacey) e sua ambiciosa esposa Carolyn (Anette Bening) não se entendem. Seu casamento e suas vidas lentamente se desagregam. A mulher de Lester o detesta, sua filha, Jane, o despreza, e pra completar, seu chefe o tem na mira, pronto para cortá-lo da empresa. Lester começa a tomar decisões na sua vida, que irão mudar as coisas por completo. Ele descobre que, quanto mais liberdade possui, mais feliz fica. Porém, um dia irá aprender que toda essa liberdade pode ter um preço muito alto.
A narrativa do filme é perfeita. A atuação dispensa comentários. A trilha sonora arranca suspiros dos espectadores. A história, é comovente, é real, é reflexiva, é cativante. Eu ainda diria, que é uma lição de vida. Como disse Rod Dreher, do New York Post: "Uma obra-prima indiscutível". Se você nunca assistiu, não perca mais tempo. Se você já assistiu, assista novamente tentando enxergar de outra forma, e você poderá se surpreender com o quanto esse filme pode nos deixar pensativos....

Nenhum comentário: