terça-feira, 1 de setembro de 2009

Juventude X Futuro

Terça-feira, 1° de setembro de 2009.Mais um mês que se inicia.Entretanto,com uma velha notícia: jovem morre ao se envolver numa briga em casa noturna.
Diariamente assisto o telejornal e essa notícia fica cada vez mais frenquente.
Pois é...parece que os jovens são os que mais estão morrendo em nosso país.Seja por imprudência,fatalidades,ou até mesmo por engano.
Juventude!Ah...que fase maravilhosa. Achamos que somos superheróis.Nada nos acontece, afinal,somos os donos da noite.Amarga ilusão.
A cada dia que passa as pessoas parecem estar mais intolerantes e agressivas.Precisamos tomar muito cuidado para que no meio de uma boate lotada não pisemos no pé de alguém.Esse alguém pode ser mais um pitboy que está louco pra mais uma confusão,muitas vezes, até fatal.
Outro fato muito comum hoje em dia,são os acidentes de carro ou moto,provocados por excesso de velocidade.Seja porque apostou corrida,ou por simplesmente estar dirigindo alcoolizado (a).E consequentemente esses casos envolvem sempre outras vidas.
Jovens cada vez mais jovens que se envolvem no crime.E nesse ramo,todos sabem que a vida é curta.
Certa vez,vi uma reportagem sobre um jovem que tinha uns 16 ou 17 anos,e que possuía um “cargo” bastante cobiçado na favela onde ele morava.O garoto contou para o repórter que o entrevistava a seguinte história: uma vez,quando eu ainda estudava,um professor me perguntou: por que não sai dessa vida no crime? Aí eu perguntei pra ele:Quanto você ganha professor? Ele disse: mais ou menos 600 reais por mês. Aí eu disse pra ele: Pô,ta vendo só?Você estudou e ganha o que eu,sem ter terminado a ensino fundamental posso ganhar por semana.
O professor então sentiu que sua pergunta fora respondida.
Enfim...são jovens agressivos, com muitos valores materiais e poucos valores morais.São jovens inconsequentes que pegam um carro,se matam e acabam com a vida de outras pessoas porque beberam demais.São jovens que preferem a vida no crime por ser mais lucrativa.Estudar pra quê se o governo mal oferece oportunidades e o crime é convidativo para aqueles que tem pouca ou nenhuma estrutura financeira e psicológica?
Dizem por aí que os jovens farão o futuro do Brasil...
MEU DEUS!!!

(Luana R. Martins)

Nenhum comentário: