segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência ou Morte!?

A data: 7 de Setembro de 1822. Nesse dia, Dom Pedro bradou as margens do Ipiranga a famosa frase: "Independência ou Morte!". Esse fato culminou com a emancipação política do Brasil do Reino de Portugal. Basicamente, foi isso o que aconteceu. Existe muita história, mas não caberia espaço no blog para tudo isso, e o objetivo também não é contar uma história que o povo brasileiro deveria saber na ponta da língua. Mas, porque eu disse deveria? O povo brasileiro sabe dessa história.... ou não?
Acreditem, a maioria das pessoas encara o 7 de Setembro como mais um feriadão. Uma chance de aproveitar a praia, ficar em casa descansando, viajar, enfim, qualquer atividade que pouco lembre o significado da data. Então, eu me pergunto: o Brasil realmente conquistou sua independência? 
Pensem bem. Ainda vivemos em um lugar que ficamos a mercê da violência, de políticos corruptos, da fome, da desigualdade social, do caos, de uma eterna guerra civil. Um país rico por natureza, mas que nem assim consegue conquistar sua independência financeira de outros países. O Brasil, tão receptivo, que recepciona um monte de gente com intenções de dominar nossas riquezas, e que nada faz para impedir isso. 
E cadê o povo brasileiro, que deveria estar na frente de luta? Ahhh, esquenta não, quando o 7 de Setembro acabar e o sol baixar, já é dia de voltar a rotina e pensar no próximo feriado.
A cada 7 de Setembro que se passa, Dom Pedro deve se revirar em seu túmulo.... Pobre Príncipe....

Independência ou Morte!?

Nenhum comentário: