quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vida de herói

Essa semana, eu precisava urgentemente de uma agência dos correios. Saí de casa após o almoço, e me dirigi até a agência mais próxima. Chegando lá, para minha surpresa, estava fechado, em pleno horário de expediente. Achei aquilo um tanto estranho, mas acabei não dando muito importância e já pensava para onde iria em busca do meu objetivo. Nesse instante, parou do meu lado uma senhora e disse:

- "Essa agência agora fecha mais cedo por causa dos assaltos. Ficavam somente duas pessoas aí dentro, e esse local é um tanto deserto dependendo da hora do dia. Eles abrem por poucas horas e fecham em seguida."

As palavras dessa senhora bateram no meu estômago como um soco. Recentemente eu ando pensando em fazer a prova dos correios. É um bom emprego, todos sabem disso. Pode não ser o melhor emprego do mundo, mas, notavelmente, uma boa oportunidade. Não que isso tenha tirado essa minha vontade, mas nem mesmo os correios estão sendo perdoados. Logicamente existem bairros onde estão localizadas agências dos correios que são muito melhores, já que me dirigi a próxima agência e lá estava um senhor muito simpático pronto para me atender. Em alguns minutos fiz o que tinha para fazer e retornei para casa. Chegando ao lar, retornei aos estudos, onde fiquei concentrado durante algumas horas do meu dia.
Mais tarde, pensei no retrato da cidade do Rio de Janeiro. Um amigo da época de faculdade costumava dizer:

- "Rio de Janeiro, bonito pelo alto, feio por baixo."

Creio que todos entenderam o que meu amigo tentava dizer com isso. Essa cidade é linda, um lugar maravilhoso, que tem se corrompido com o passar dos anos. Lembra-me a história do Cavaleiro das Trevas, o Homem-Morcego, mais conhecido como Batman. Na fictícia cidade de Gotham, Bruce Wayne perde seus pais tragicamente. Mais tarde, herdeiro da fortuna dos pais, torna-se Batman, o protetor de Gotham, uma cidade outrora cheia de paz, agora atormentada pela corrupção e violência. Essa é a história resumida de um desenho que é um dos maiores sucessos de todos os tempos, conhecido mundialmente. O motivo pelo qual lembrei disso, é que as vezes acho que essa cidade também precisa de um herói. Talvez não um herói como na ficção, que voa, tem poderes, equipamentos ultra-modernos, nada disso. Quem sabe um cidadão com coragem para comandar e enfrentar os medos que nos assolam diariamente. Alguém com poder que não se esconda diariamente atrás de uma mesa dentro de um gabinete.

Quem será o herói do Rio de Janeiro????

Nenhum comentário: