sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016 (Parte 2)

Finalmente chegou o dia da escolha da cidade sede das Olimpíadas de 2016. Alguns minutos atrás, o Rio de Janeiro ganhou a disputa contra Madrid na final. Era o que já se esperava. O Rio era favorito, e pela primeira vez teremos os Jogos aqui na América do Sul. Inegavelmente é uma grande conquista. Muita gente feliz, festa em Copacabana, tudo como manda o figurino.
Essa semana, eu cheguei a criticar a realização desses jogos no Brasil. Um país que ainda está longe de ser uma potência olímpica, que ainda trata seu esporte muito mal, que obriga nossos maiores atletas a treinarem fora do país para alçarem voos mais altos. Sabe, ainda acho difícil de acreditar nos benefícios que tanto dizem que essas Olimpíadas irão trazer ao Rio e ao Brasil, porque, é uma conquista de um país inteiro que ainda engatinha nos esportes olímpicos, se comparado as outras cidades e países que tentaram sediar os Jogos de 2016.
Tomara que não sejam as Olimpíadas das empreiteiras, dos desvios de fundos, das mega-construções posteriormente abandonadas. Que seja a verdadeira oportunidade de crescermos como uma nação. Teremos os dois maiores eventos do esporte mundial sediados em nosso país: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. Se a mudança não acontecer agora, não sei quando será.
Mas, enquanto isso, prefiro deixar um pé atrás. No ano de 2017, voltamos a conversar sobre isso, para descobrir se minhas suspeitas estavam certas, ou se de uma forma brilhante, me enganei.


PS: Mais tarde, dica cultural para vocês!!!!

Nenhum comentário: