segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Escândalo Nacional do Ensino Médio

O assunto que vou abordar é o ENEM. É uma notícia que já vem correndo desde a semana passada, e que pela velocidade com que as informações surgem no mundo, pode parecer até um assunto velho. Porém, a fragilidade da nossa educação nunca esteve em tanta evidência.
Primeiramente, como é possível que as respostas de uma prova tão importante tenham vazado, de uma forma aparentemente tão simples? Infelizmente, isso faz com que criem-se dúvidas quanto a veracidade dos exames realizados em anos anteriores. Quem garantirá a um aluno que já tenha feito essa prova em anos anteriores, que o mesmo já não tenha acontecido?
Ultimamente, o ENEM ganhou uma importância ainda maior, por ser um teste utilizado por muitas universidades para oferecer bolsas de estudos a alunos que vão bem, que tiram boas notas. Muita gente vê no ENEM a oportunidade de entrar para uma boa universidade, sem precisar passar pelo trauma do vestibular. Agora, me pergunto como deve estar a cabeça dos alunos que tanto estudaram, se dedicaram. Perto do dia de fazer a prova, uma notícia como essa é divulgada. Os alunos, pobres coitados, terão que se preparar novamente para a prova, ainda aguardando o MEC marcar uma nova data. Com certeza, o planejamento e organização de muitos jovens foi por água abaixo. Depois ainda querem exigir muito dos alunos, com uma educação precária. A criança já não gosta de estudar, e ainda não recebe nenhum estímulo extra para isso. A tendência é de que nossa juventude desista cada vez mais.
Sabe, ainda esqueci de mencionar o mais engraçado. Professores de matemática chegaram a conclusão de que uma das questões do ENEM, não tinha uma resposta certa!!!! Como assim? É difícil de entender hein....
O Ministério da Educação pede, quase que de joelhos, para que as universidades aceitem os resultados do ENEM desse ano. É a hora de tentar consertar uma grande besteira que foi feita.
Honestamente, espero que tudo se resolva da melhor forma possível, porque a educação desse país não merece escândalos absurdos como esse.

Ahhh, e aos que farão a prova: Boa sorte!!!! =)

Nenhum comentário: