quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Epidemias Brasileiras

Alguém aí ainda se lembra da gripe suína? Não se fala mais nessa tal gripe, as televisões pararam de noticiar, porque é fato que o número de casos despencou, apesar de ainda existirem pessoas que estão com a doença. Mas, foi uma epidemia passageira. Durou algo em torno de 2, 3 meses, deixou suas marcas, e foi embora. Todo mundo feliz que não precisa mais usar máscara. As pessoas podem sair na rua sem medo, podem ir ao cinema, ao shopping, restaurantes, bares, sem o receio de voltar para casa portando um vírus.
O problema é o seguinte: passou o inverno e a gripe suína, tá chegando a hora do verão e a dengue.
Alguém aí ainda se lembra da dengue? Não se fala mais nessa tal dengue. Só se fala nisso quando as pessoas começam a lotar os hospitais atrás de atendimento. Chega o calor, e com ele o mosquitinho que contamina tanta gente nesse país. Só que, um pouco diferente da gripe suína, as pessoas é que tem o dever de se cuidar contra a dengue. Todos os anos, temos campanhas do governo para alertar as pessoas sobre os riscos de água parada, como se prevenir, como o mosquito se reproduz, mas mesmo assim, todo ano é a mesma coisa. Como o povo brasileiro gosta de uma tragédia. Mal saímos de uma epidemia, já queremos entrar em outra. Então, antes que o tal mosquito chegue, por favor, vamos nos cuidar para evitar ao máximo. Esse post serve como um alerta, de que a gente não pode mais passar nossos verões à mercê de uma doença que só cabe a nós mesmo eliminar.


Só para não perder a oportunidade, o governo está lançando editais de licitação para novas epidemias para as épocas do outono e da primavera em 2010. (Calma gente, isso não passa de uma piada)

Nenhum comentário: