quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Leia enquanto há tempo!

_Pare!Venha ver eu me esconder.Diz o sol.E o homem responde:
_Não tenho tempo.
_Olha!Como é belo o meu brilho esta noite.Diz a lua.E o homem responde:
_Não tenho tempo.
_Brinque!Logo,eu irei crescer.Diz a criança.E o homem responde:
_Não tenho tempo.
_Vá!Fim da caminhada.Diz a vida.E o homem responde:
_Preciso de mais tempo.

Nunca temos,porém sempre queremos e precisamos.A verdade é que o tempo esconde-se na importância que damos ao que precisamos fazer.Sim,é fato que às vezes a correria do dia a dia é tão grande,que o tempo fica curto.Mas também é fato que quando queremos,quando é realmente indispensável,arrumamos tempo.
Observar coisas simples do cotidiano ou brincar com seu filho,acaba ficando em segundo plano.Deixar aquela conversa importante pra amanhã também acaba acontecendo.Por que o essencial,acabamos por não fazer.
Existe um maravilhoso poema de Mario Quintana que se chama O Tempo.Gostaria que refletíssemos sobre ele...

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…

Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Pois é...ele já diz basicamente tudo o que poderíamos falar sobre tal assunto.Acho que o que posso acrescentar é: a quantidade do tempo que tem não precisa ser maior do que a qualidade.Mesmo que tenha pouco tempo para brincar ou estar com seu filho,faça.Mas dedique-se inteiramente a este momento.Se o tempo é curto para observar pequenos milagres da natureza antes de ir ao trabalho,acorde um pouco mais cedo.Tenho certeza que o que assistirá será revigorante.Enfim...
Não chegue ao fim da vida dizendo: “eu tive tempo de sobra.” O que sobra,geralmente é resto,e não é de resto que um ser humano deve viver.Chegue ao fim de sua caminhada afirmando: “eu aproveitei o tempo que tive.”

(Luana R. Martins)

Nenhum comentário: