sexta-feira, 30 de outubro de 2009

No escurinho do cinema....

Chegamos a mais um fim de semana e o ano de 2009 vai pedindo licença para dar lugar a 2010. As ruas já estão enfeitadas para a chegada do feriado mais consumista do ano, o Natal. Essa data, 25 de dezembro, é carregada de coisas boas, de um significado especial, que fica em segundo plano, perdendo espaço para as toneladas de compras que as pessoas fazem. Ainda assim, é uma das melhores datas do ano, que sempre fiz questão de comemorar devidamente. Apesar de ainda faltarem 2 meses para o Natal, é como se faltassem apenas 2 dias.
Antes do Natal, amanhã é dia 31 de outubro, o que significa a chegada de uma festa tipicamente americana que dominou o mundo, especialmente o Brasil onde as tendências sempre tem vez. É o famoso Halloween, conhecido por nós como o Dia das Bruxas. É dia de se fantasiar de fantasma, contar histórias de terror, ver filmes de terror, ler livros de terror, ou seja, um dia obrigatoriamente aterrorizante, especialmente para os que gostam muito de histórias de terror. Uma data cercada de mistérios, lendas e mitos que agitam a fértil mente humana.
Eu havia prometido postar um filme hoje que deveria ter postado na semana passada, mas que não tive a chance. Não se preocupem, não é filme de terror, apesar da data ser muito propícia. Esses filmes eu deixo pela própria conta e risco dos leitores....

- Gran Torino

Walt Kowalski é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro. Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue, mãe de Thao, que insiste que deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.
Clint Eastwood se especializou em fazer clássicos, filmes que ficarão para sempre na memória. Cada filme supera o anterior. São obras geniais, que marcam a vida das pessoas de forma impressionante. Se for assistir a esse filme, prepare-se: serão 3 horas vendo um dos melhores filmes da sua vida.

Nenhum comentário: