terça-feira, 13 de outubro de 2009

Chegamos ao 50º post!!!!

Antes de mais nada, esse é o post de número 50!!!! Por favor gente, parabéns as pessoas que tem a autoria desse blog!!!! =)

Bom, honestamente, eu iria escrever no domingo, sobre algo que aconteceu nesse mesmo dia, mas foi um domingo muito cansativo, que ao chegar em casa já na calada da noite, não havia a mínima vontade de minha parte de olhar ao menos para o computador. Portanto, preferi não escrever, visto que naquele instante, a minha razão não falaria mais alto, e eu poderia, injustamente, escrever um monte de bobagem.
Chegou a segunda-feira, e com ela um feriado nacional. É o famoso dia das crianças, apesar do feriado não ser por esse motivo em especial. A criançada fica feliz porque é o dia antes do Natal e que não seja o aniversário, em que elas ganham um presente bem legal. Um dia tranquilo, de muito sol (ao menos aqui no Rio de Janeiro), e que não teve a condição de viajar (eu, presente!) ficou por aqui mesmo, e aproveitou pra ir à praia. Depois de um domingo pra lá de complicado, eu merecia uma segunda-feira mais legal. Felizmente, foi isso que aconteceu. Logicamente, também fui pegar um sol. Fazia um tempo que eu já não ia à praia, que o sol ficou meio tímido, ameaçou se esconder, mas depois apareceu de vez no céu azul anil da Cidade Maravilhosa.
Chegando lá, aquela brisa gostosa, praia do Recreio dos Bandeirantes cheia, meu fone companheiro de todas as horas no ouvido esquerdo para escutar uma boa música, deixando assim o ouvido direito livre para ouvir o que se passava na praia. Sem contar o espetáculo que é proporcionado aos bons olhos em uma praia carioca. Moças bonitas passando para lá e para cá, fazendo jus a música "Garota de Ipanema", sendo lembrada com um título diferente dependendo da praia em que se esteja. Uma morena que cismou em sentar justamente em frente a mim, me fez pensar em uma música que deveria se chamar "Garota do Recreio dos Bandeirantes". Enfim, tudo que foi possível para se fazer um bom dia, aconteceu.

Chegando ao ponto agora, já que a imagem que permaneceu na minha mente após a volta da praia quase me fez perder o foco. Domingo, a filha do meu primo, uma menina de apenas 7 anos, teve uma infecção nas mãos e precisava de tratamento. O único local em que poderíamos ir, era a UPA da Penha. Para quem não conhece, as UPA's foram criadas no governo Sérgio Cabral, e servem como intermédio entre os postos de saúde da prefeitura, e os grandes hospitais. Peguei meu carro, e os levei até a UPA. Chegando lá, a bagunça da saúde pública ficou evidente. Apesar da enorme propaganda feita, as unidades de pronto-atendimento são um vexame. Chegamos lá por volta das 15:00, e só fui chegar em casa quando o relógio apontava quase 23:00. A mulher que estava atendendo, ainda teve a coragem de dizer que haviam 2 pediatras na unidade. Duvido muito, já que o atendimento levou horas para acontecer, visto que não havia ninguém na frente aguardando. Foi a primeira vez que entrei em uma UPA, e a impressão que me causou não foi das melhores.
Mas, eu não quero ser injusto. Existem relatos de bom atendimento. Muitas pessoas já receberam atendimento imediato, e não tem do que reclamar. Porém, uma saúde já tão fragilizada, não pode cometer equívocos simplórios que podem custar muito. A idéia da UPA é fantástica, desde que as coisas funcionem da forma correta. Cabe ao governo valorizar o trabalho dos médicos, uma das profissões mais importantes do mundo. No Japão, professores, policiais e médicos são tratados como reis. É uma das tríades de maior importância na terra do sol nascente. As bases da vida de uma pessoa, passam pelas mãos desses profissionais. Portanto, vamos ao menos tentar seguir o exemplo dos orientais, e caminhar na direção de um Brasil muito mais justo e honesto.

Nossa, hoje eu escrevi bastante. Haviam motivos para isso. Mas paro por aqui hoje. Agora é hora de dormir, relaxar e ter bons sonhos. Existem motivos para isso....
Aos que ficam, boa noite e até o próximo post!!!!

Nenhum comentário: