quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Meu Brasil Brasileiro

Não me levem a mal, eu quero escrever, mas parece que ultimamente os assuntos tem se esgotado com singular facilidade. Tudo que acontece é uma eterna repetição de fatos aos quais estamos acostumados diariamente, pelo menos na cidade grande. Nada foge da normalidade. Violência e caos urbano já são tão parte do cotidiano, que não rende mais assunto. Todo dia as notícias são exatamente as mesmas, o que muda são os envolvidos e a parte da cidade onde ocorreu o fato.
Mudando um pouco de assunto, ontem eu assistia o Sportv Repórter. Foi feita uma cobertura sobre a final da Série D do Campeonato Brasileiro, que foi disputada entre o Macaé (RJ) e o São Raimundo (PA). Durante a reportagem, foi mostrada a dificuldade dos jogadores e dos clubes de menor expressão. Como é a vida desses atletas, desses clubes que não estão diante dos holofotes, que sofrem bastante para se manter em pé. O jogo decisivo foi realizado no Colosso dos Tapajós, no Pará. Como é diferente esse nosso Brasil. Quando eu assistia a reportagem da vida na cidade do interior, a festa pelo jogo que se aproximava, a euforia que tomava conta das pessoas, fiquei impressionado em ver um país totalmente diferente do qual estou acostumado. Engraçado como existem diversos "Brasis" dentro de um só.
A variedade é uma marca do nosso povo. Pouquíssimos países no mundo tem o que o Brasil tem. Uma mistura de raças, crenças, que configuram o Brasil de forma diferente a cada quilômetro que se anda. Impressionante a diferença que separa o Rio de Janeiro do Pará. Possuímos uma riqueza da qual muitas vezes não nos damos conta. Tendemos a achar que nosso país se resume ao Sul e Sudeste, por vezes até mesmo somente pela tríade Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais. Existe muito mais nesse mundo do que nossos olhos alcançam....
O que eu quero dizer com isso? Sei lá, acho que cada um que ler esse pequeno texto pode pensar em alguma coisa, da mesma forma que minha mente viajou enquanto eu assistia a reportagem. A mente é livre, é somente questão de colocarmos ela para funcionar....

Nenhum comentário: