quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bully

Batam-me, xinguem-me, denunciem-me, fiquem a vontade. Apesar do exagero, eu sei que andei em falta com vocês nos últimos dias. Posso contar nos dedos a quantidade de vezes em que pude ficar em frente ao computador nos últimos dias. Quanto ao dia de ontem então, nem se fala. Calor excessivo no Rio de Janeiro + ter que andar no centro da cidade = ficar perto de uma desidratação. O feriado então, nem se fala. Depois de um fim de semana totalmente longe de casa, tudo que eu vi na minha frente foi a minha cama. Energias recuperadas, voltamos a nossa programação normal, para bem-estar e felicidade geral da nação.
Hoje, o assunto é bullying. Para quem não sabe, bullying é uma expressão americana para determinar os atos de violência física, verbal e psicológica cometidas por alunos dentro das escolas. São os famosos valentões, que vivem perturbando todo mundo. Quem estudou, sabe muito bem que isso sempre existiu. O problema é que a violência tem aumentado recentemente aqui no Brasil dentro das escolas, sejam elas públicas ou particulares. O motivo: o avanço da tecnologia, da troca de informações, as tendências que estimulam as mentes jovens a fazerem coisas que julgam legais e divertidas, mas que não são.
O Jornal Hoje vem falando bastante sobre esse tema ultimamente, e inclusive mostrou que em Pernambuco o bullying agora é caso de polícia. Práticas e condutas violentas nas escolas não serão mais toleradas, pois tem atrapalhado o ensino de milhares de jovens por todo o país.
Como eu mencionei, esse tipo de coisa sempre aconteceu, mas eram casos isolados e raros. O máximo que se via era um grandalhão roubando uma bolacha ou um biscoitinho de um aluno menor. Agora, um soco na cara e a divulgação de um vídeo pela internet parecem brincadeiras de criança. Nas escolas particulares, onde as crianças tem um nível de educação maior, é onde o bullying se mostra mais presente.  O espaço de estudo, virou uma praça de guerra, onde práticas de terrorismo são vistas diariamente.

O Oriente Médio que se cuide, estamos formando nossa própria legião de homens bomba....


Boa era a época em que eu chegava a escola só pra estudar e brincar com os colegas....

Nenhum comentário: