quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blackout

Me perguntaram se eu andava triste com alguma coisa, devido ao post anterior. Não, eu não ando triste. O que acontece é que por alguns momentos na vida, quando o cérebro resolve funcionar de uma forma que não gostaríamos que funcionasse, certas coisas vem a tona, e ai podemos ficar pensativos, reflexivos, tristes, chateados, desapontados, felizes, exuberantes, enfim, como prefere dizer o poeta:


- "Depende do humor!"

Não estou triste, somente invariavelmente, indubitavelmente com os sentimentos apertadinhos, como se tudo fosse explodir a qualquer instante. Como diz a frase no filme "Beleza Americana":

- "As vezes há tanta beleza no mundo, que pareço não conseguir suportar"

Tirem suas próprias conclusões....

Mas, hoje vim aqui para falar sobre o apagão ou blecaute que dá título a esse post. Antes que me perguntem, blecaute é uma palavra "aportuguesada" do original blackout, que vem do americano e significa apagão, escuridão.
O Brasil passou algo em torno de 7 horas às escuras. O apagão que começou as 22:15 de terça-feira, só foi completamente reestabelecido as 5:00 da manhã desta quarta-feira. O Sudeste e o Centro-Oeste foram as regiões mais atingidas. Aqui no Rio de Janeiro, recordo-me que a luz voltou as 3:00, quando eu já não aguentava mais de tanto calor.
Eu tenho uma comunidade no orkut que diz: "Eu comemoro quando falta luz". Não foi o caso ontem. Existem momentos e momentos para se faltar luz, e ontem não foi um dos bons. O mais legal disso tudo, é a metáfora que existe por trás disso, caso observemos bem. O Brasil não passa por uma crise energética, isso já ficou comprovado. O que ocorreu foi uma fatalidade, um caso isolado que talvez só se repita daqui muitos anos. O apagão representa a situação do país em outras áreas.
Educação, saúde, desemprego, segurança pública, tudo isso passa por um momento de apagão. Nada funciona. O problema é que tudo isso vive em um caos silencioso, que acontece diariamente mas que ninguém vê. Aliás, todo mundo vê, mas não quer enxergar. O chato é que esse apagão, diferentemente da queda de energia, já acontece há bastante tempo, e não tem previsão de terminar....


Com o perdão do trocadilho, a situação tá preta!!!!

Nenhum comentário: