quarta-feira, 7 de abril de 2010

Falando dela...

Do grego: mnéia.
Do francês: souvenir
Do latim: desiderum.
Do espanhol: te extrano mucho.
Do inglês: I miss you.

Saudade,privilégio da língua portuguesa...
Mas, como é difícil traduzir.

O que sabemos, é que na realidade,todos sentimos.Seja de alguém,de algum lugar,de uma comida,um momento.É da natureza humana sentir saudade,sentir falta,recordar.
Claro,uns demonstram sentir mais,outros menos.Mas no fundo,não acredito que exista quem não sinta.
A saudade faz coisas engraçadas,como por exemplo: aquela voz que você sempre ouvia,mas de uns tempos pra cá deixou de ouvir,quando surge,nos acelera o coração,faz suar as mãos,sem falar do sorriso que nos estampa no rosto.Ou então,aquela comida da mamãe que você sempre comia,lembra?Pois é,agora você está longe de casa,e já não come.Vai dizer que não bate saudade daquele tempero?E olha que algumas vezes você até reclamava que ela fazia sempre a mesma coisa.Enfim, quando já não temos o que há algum tempo era comum,passamos a sentir falta.E é a saudade que nos faz ter reações engraçadas,que antes,não tinhamos.
O fato da pessoa,do lugar ou da comida estar sempre ali,perto de nós,pronto para que desfrutemos,não nos deixa perceber o quanto aquilo é importante,e o quanto pode fazer falta.

Então...
sente saudade da infância?Experimente brincar um pouco de novo.
Aquela pessoa é realmente importante a ponto de fazer falta?Deixe que ela saiba disso.Não expere ter tenta distância assim.

Por fim...
Traduzir ao pé da letra tudo o que a palavra saudade transmite,é complicado.Porque só sentindo-a para entender,e sentimento,é particular.
Mas uma coisa é comum para todos nós: se existe saudade,é porque foi bom.E se depende de você para acontecer novamente,termine de ler esse artigo e não perca mais tempo.Mate a saudade!
Porque se nos faz falta,é sinal de que em algum momento,por alguns intantes,fez a diferença.

(Luana R. Martins)

5 comentários:

Maya Stumbo disse...

É, a saudade pode fazer doer.. mas é um sentimento bom de ser sentido... Relembrar momentos, lembrar de pessoas que fizeram sua vida valer mais a pena... Enfim..SAUDADES palavra que dói mais que traz um sentimento bom!! =)

Unknown disse...

Nossa, amei o texto !!!!
Tenho tantas saudades da minha infância !
Saudade é o que fica, de quem/do que não pode ficar...

Unknown disse...

Para começar uma dúvida. Como explicar o fato de sentir saudade sem nunca ter vivido tal situação ou então sentir saudade d alguém a primeira vista? Isso é saudade??

Gosto muito de sentir saudade, pois é um sentimento original e que se remete a coisas boas, não é usual sentir saudade de situações desagradáveis e ruins. Esse sentimento pode ser referente a amigo, cônjuge e situações. E a parte mais interessante nele é ser um sentimento autônomo, ou seja, a outra pessoa não precisa corresponder ou ao menos saber sobre a sua existência. Só de pensar já sinto saudade.
Mas em contrapartida odeio sentir saudade pq me deixa angustiado, com frio na barriga, com esperança de ao menos ver aquela pessoa, ou então aquela hora da noite que da vontade de ligar so pra ouvir a voz e pior q sempre nessa hora não se consegue ou quando consegue nao se tem nada de importante para falar, e o assunto é pensado anteriormente mas nunca da certo. Mas a felicidade de so ouvir um oi é inexplicavel. Na verdade a saudade é saudável, necessária mas não recomendada e com grande capacidade de ascender ou apagar uma amizade, um amor ou uma determinada situação.

Unknown disse...

Saudade...É tão ruim,mas ao msm tempo tão bom!
A gnt só sente saudade do que é bom,das pessoas que te fizeram bem e acima de tudo que te fizeram felizes,msm que essa felicidade tenha durado pouca,com certeza durou tempo possível pra ser inesquecivel e isso que importa.
Mas ao msm tempo se estamos com saudade é porque a pessoa,o lugar,o momento ou o que quer que seja não esta mais la...E isso mtas vezes causa mta tristeza.
Mtas vezes sentimos saudade de quem não deviamos,de quem nao sente falta da gnt,saudade pior que essa só de quem nunca mais vai volta,uma saudade que nunca passa,nunca acaba.
Mas a saudade que sinto hj é dos momentos bons,do sorriso,do abraço,da voz ao telefone,ate msm do boa noite ou de um simples oi...qntas vezes a gnt só quer e precisa ouvir um oi pra sorrir,pro coração quase sair pela boca...mas o que fazer qndo nos sentimos assim?!?Encontrar a pessoa?Seria bom...mas se nao tivermos como encontra-la, e se ela não quiser ou nao puder mais fazer parte de nossas vidas?Infelizmente só nos resta acostumar a sentir a tão conhecida SAUDADE!!

Unknown disse...

Tenho muitas saudades e lembranças
e seu texto tbm me fez lembrar algumas coisa e algumas pessoas, e sem querer dar aquele sorrisinho involuntário de canto de boca, quando achamos muito legal algo que lemos ou ouvimos, ou que nos identifica.Perfeito seu texto!!!